
Até o início desta década ainda havia algum preconceito sobre as pessoas que trabalhavam em casa. A impressão era de que o trabalho não era profissional ou então só serviria para autônomos sem maiores perspectivas de crescimento como: vendedores, agentes de publicidade, advogados iniciantes etc.
Esse conceito vem mudando vertiginosamente. Nos Estados Unidos, segundo dados da revista Exame de 28/08/96, 21 milhões de pessoas fazem seus negócios a partir de suas casas. Nós, os brasileiros, ainda que em proporção bem menor, estamos descobrindo as maravilhas de se evitar o caótico trânsito das grandes cidades e de almoçar com nossos familiares freqüentemente. Assim sendo, comece a pensar em trabalhar em sua própria casa. Apenas siga com bastante cuidado as recomendações a seguir:
1. Estabeleça um espaço. É muito importante que você delimite um espaço reservado para o desenvolvimento do seu trabalho profissional. Se precisar, forre as paredes e a porta com material anti-ruído. Isso para que não interfira no ambiente, o barulho que faz lembrar a residência de uma família como, por exemplo, o da máquina de lavar roupa, da secadora, da panela de pressão etc. Condicione-se nesse local e só pense no trabalho.
2. Defina um horário. O maior problema relativo ao home office é o que envolve a disciplina. No trabalho em casa, são muitas as tentações que ameaçam a produtividade. É aquela vontade de beijar os filhos que chegam da escola, as guloseimas na geladeira, o filme da seção da tarde...
3. Discipline a família. Estando ali perto, seus familiares muito provavelmente vão achar que você efetivamente "está em casa”, só que você "não está". No começo será difícil para eles entenderem. Dentro do seu espaço profissional e de seu horário de trabalho no home office, sua esposa/ marido, seus filhos e os demais parentes terão que fazer de conta que você não está em casa. Comunique a eles sua nova rotina e o que espera deles daí em diante.
A disciplina engloba tanto o cuidado com a descontração que o lar pode trazer como com o perigo do estresse pelo excesso de preocupação com o trabalho. Quase todos os executivos que possuem home office afirmam ser a questão da disciplina a mais complicada. E acostumar-se à rigidez de um horário pode ajudar. Pense bem: você já estará livre e em contato permanente com a família.
Fonte: Jornal Carreira e Sucesso. Artigo escrito pelo especialista em RH Thomas Case.
Agora que você já sabe que trabalhando em casa é possível alcançar resultados tão bons ou até melhores do que passar o dia todo dentro de um escritório, comece hoje mesmo a fazer o que grandes executivos já fizeram. O Nitivo Mail lhe oferece a oportunidade de negócio que você procura para gerar renda extra através de um trabalho em casa.

